Maués é um maravilhoso município localizado no interior do Amazonas, mais especificamente na mesorregião do Centro Amazonense. Conhecida nacionalmente como a Terra do Guaraná, sua população atualmente gira em torno de 66.159 habitantes. Em linha reta, Maués fica a 267km de Manaus ou 20 horas de barco.

A história de Maués tem início com os índios Mundurucu e Mawé, que viviam em constante conflito devido as suas diferenças culturais e a disputa da posse de terras da região em meados do século XVII.

Fundada em 25 de Junho de 1833, quando ainda se chamava Luséa e foi elevada à categoria de Vila.

Cercada de maravilhas naturais, Maués certamente é uma das mais lindas cidades brasileiras. A terra-firme está banhada pelo rio Maués-Açu com altitude de 18m acima do nível do mar. Em Maués você certamente vai encontras as mais lindas paisagens naturais que já viu. Repleta de uma diversidade inigualável de fauna e flora, Maués atrai turistas do mundo inteiro principalmente em suas festas mais tradicionais.

O nome Maués tem origem na língua Tupi e na tradução significa “curioso e inteligente”. Maué ou Maue também é o nome usado para designar a nação indígena que habitava a região e que pode significar “Papagaio falante ou inteligente”.

As duas tribos viviam da agricultura, principalmente do guaraná e da mandioca. E hoje, anos depois não é diferente. O principal tipo de sustento dos moradores de Maués continua sendo a cultura do guaraná, a produção agrícola, a pesca e o cultivo das riquezas da região. Maués exporta cerca de 300 toneladas de guaraná por ano.

O turismo também movimenta constantemente a economia da cidade, graças a existência privilegiada de uma diversa e extensa área de belezas naturais, como corredeiras, cachoeiras, grutas, reservas indígenas, reservas de desenvolvimento sustentável, praias, florestas, igapós, igarapés e uma completa e rica fauna e flora. São cerca de 2.400 metros de área de balneabilidade que abrange as duas principais praias: Antártica e Maresia. A Maresia é a mais conhecida, pois todos os anos é lá que acontece a festa mais tradicional da cidade: A festa do Guaraná, que ocorre no final do mês de novembro, atraindo milhares de turistas para o município. Sem falar também em uma belíssima Ilha Popular chamada Vera Cruz, situada em frente a Maués (10 minutos de voadeira). A ilha apresenta extensas praias de areia branca, formações rochosas reveladas na época de vazante. Os moradores locais também são produtores de farinha e mandioca do município. A ilha possui um fantástico sitio arqueológico da cidade.

O povo de Maués é um povo simples, acolhedor e que abraça todos que chegam a cidade. Um estilo simples de vida, com muitos misticismos, lendas e folclores. É uma gente simples, que durante anos tem cultivado a terra, a pesca, e uma forma natural e saudável de se viver.

O clima é Tropical chuvoso, com temperaturas média de 28ºC e variações (na maior parte do ano) entre 26ºC (mínima) e 32ºC (máxima).

Você pode chegar a Maués saindo de Manaus por meio de barco, lancha a jato ou avião. Leva cerca de 45 minutos por via área e cerca de 16 a 18 horas na principal forma de chegada: o barco-recreio.

Uma coisa é certa: Vale a pena conhecer o paraíso chamado Maués.